Educação e práticas sociais

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A demanda por matrículas em escolas de Educação Infantil cresce nessa época do ano, quando o calendário letivo está para ser aberto. Confira, neste artigo de autoria de especialistas em educação do Estado de São Paulo, o que, de fato, deve contemplar a educação de crianças em idade pré-escolar.
“Uma proposta pedagógica para as instituições de educação infantil deve integrar educação e cuidado, além de explicitar quais os objetivos prioritários de trabalho, as atividades propostas e seu planejamento, as formas de registro, acompanhamento e avaliação dos progressos infantis. Ela envolve a organização com as crianças de variadas atividades, particularmente brincadeiras, com diferentes materiais (jogos, papel, tintas, argila, livros infantis, aparelhos de som e imagem e outros recursos) e em espaços físicos adequados ao favorecimento de interações professor-criança, criança-criança e crianças-mundo físico e social. Cabe ao professor cuidar desta organização mediadora da relação criança-meio e interagir com ela, auxiliando-a na construção de significados, dado que as concepções que ele, professor, tem sobre as capacidades infantis em cada idade e os objetivos que seleciona para seu desenvolvimento, que vão influir não apenas em sua forma de estabelecer relações com a criança, como também na maneira como ele organiza o ambiente em que ela se encontra.
A estrutura e a forma de funcionamento das instituições de educação infantil envolvem, portanto, uma série de fatores inter-relacionados: as representações sobre a criança pequena, o papel dos professores, de outros profissionais e dos pais no processo escolar, as rotinas presentes nas formas de educação escolhidas, as características da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere, os recursos materiais disponíveis, incluindo o material pedagógico, e outros. Dado que as práticas sociais, ocorrendo em um determinado meio social, com seus valores, são ferramentas para o desenvolvimento da pessoa, diferentes formas de organização atuarão como recursos para a construção pelas crianças de diferentes saberes, identidades e funções psicológicas”.

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