Moradores e comerciantes da região da Avenida Imperatriz Leopoldina participaram da reunião com o gestor de Trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Samuel Alves de Oliveira, no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na noite de segunda-feira (16). O especialista apresentou o projeto de implantação da faixa exclusiva na Imperatriz Leopoldina para próxima segunda-feira, 23.
Representantes da comunidade acreditavam no diálogo com a CET antes da implantação do projeto. “Nos foi apresentado um projeto já definido e pronto para ser implantado na segunda-feira, 23”, reclamou o diretor do Consabs e morador da Leopoldina, Reinaldo Holdschip. “No Programa de Metas, na meta 96 que é implantar 150 km de faixas exclusivas e a 97 de corredores, não consta a Leopoldina, nem tem a Avenida Imperatriz Leopoldina”, afirmou a conselheira participativa da Lapa, Alexandra Swerts.
Com a faixa exclusiva será proibido o estacionamento dos dois lados da via, de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 17h às 20h, para passagem dos transporte coletivo. Os empresários reclamaram que o movimento anda meio parado e sem estacionamento o problema será agravado. O assessor do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, Adaucto Durigan, prometeu e encaminhou um ofício de Holdschip, na quarta-feira, ao secretario de Transportes Jilmar Tatto, na tentativa de adiar a implantação do projeto para discussão com a comunidade, mas sem sucesso. “Ficou claro que alguns dados levantados pela CET não condizem com a realidade vivenciada diariamente pelos moradores e usuários do sistema de transporte da região, principalmente pela informação que trafegam pela Avenida Imperatriz Leopoldina nos horários de pico uma média de 50 ônibus/hora, o que foi questionado por unanimidade dos presentes”, relata o diretor do Consabs no ofício.
Faixa exclusiva começa a valer segunda-feira
A CET confirma a implantação da faixa exclusiva na segunda-feira, como parte da Operação Dá Licença para o Ônibus. No sentido Centro os coletivos terão prioridade no trecho entre as Ruas Carneiro da Silva e Blumenau e no sentido Bairro a exclusividade à direita para os ônibus valerá no trecho entre as ruas Teerã e Carneiro da Silva. A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores.