José de Oliveira Jr. Repórter
A prefeita Marta Suplicy compareceu ao almoço da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Pirituba (ACSP-Pirituba), realizado no Restaurante Razzi na quarta-feira passada. Durante o evento, a prefeita recebeu das mãos da presidenta do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa, Maria Vargas, e de seu marido William Lisboa, do Fórum Lapeano da Cidadania, um documento pedindo seu apoio para a aprovação do projeto substitutivo para a criação do Conselho de Representantes das Subprefeituras de São Paulo.
Essas entidades são uma das 350 que fazem parte do Comitê Pró-Conselho, que exigiu na semana retrasada um compromisso das lideranças dos principais partidos e do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Arseli-no Tatto, do Partido dos Trabalhadores, o mesmo da prefeita.
Como o Jornal da Gente revelou na semana passada. O assunto ainda é polêmico dentro da CMSP porque os vereadores não querem perder o poder de influência nas 31 subprefeituras. O conselho tem uma função fiscalizatória e deliberativa, limitando as ações dos políticos. Esta opinião foi reconhecida publicamente por Marta Suplicy durante o almoço da ACSP-Pirituba.
A prefeita também disse apoiar o projeto e que vai se empenhar para conseguir a votação ainda neste ano. Também afirmou que alguns vereadores reconhecem a legitimidade do Conselho de Representantes e que, inclusive, a transparência das ações do poder público vai acrescentar o trabalho dos vereadores nas regiões administradas pela Subprefeitura.
O cidadão deve se preocupar mais sobre o assunto que tem sido discutido pelas lideranças comunitárias das entidades da sociedade civil. Faz-se necessário mais empenho de todos na defesa da instalação do Conselho de Representantes – um importante instrumento para a democratização da gestão pública, prevista na Lei Orgânica do Município, a Constituição Paulistana aprovada em 4 de abril de 1990. Vale a pena frisar que precisamos nos conscientizar da relevância do Conselho dos Representantes para que moradores passem a tomar decisões sobre o destino de seu bairro.
Novamente, está à disposição de qualquer interessado a íntegra da proposta do Comitê Pró-Conselho de Representantes das Subprefeituras de São Paulo. Basta acessar a página do Jornal da Gente (www.jornaldagente.inf.br).