Harmonia em sua diversidade

0
785

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Neste último sábado, a comunidade lapeana teve uma boa experiência no desfile do evento Pholia, que acontece todos os anos no período pré-carnavalesco na Rua Luiz Dumont Villares (Zona Norte de São Paulo). Quase dois mil foliões da Lapa saíram no bloco “A Lapa Somos Nóis!” e a sensação é que este bairro tem um potencial incomum de realizar suas festas – assim como em unir esforços para resolver os seus problemas.
A comunidade lapeana é muito atuante, mas precisa de mais gente participativa disposta a realizar trabalho solidário para seus moradores. Tarefa essa muito difícil por sinal, porque necessita de engajamento e de muito amor pela comunidade. Embora o bairro seja considerado um dos melhores da cidade, a região tem muitos problemas urbanos, como trânsito, transporte, inundação e aumento da criminalidade. Estas dificuldades podem ser superadas com a ajuda conjunta das autoridades e personalidades mais expressivas da Lapa.
Como na Pholia, uma união de membros mais atuantes pode deixar o bairro ainda muito mais agradável, garantindo a qualidade de vida para seus moradores, como se estivéssemos num grande Carnaval, com seus foliões cantando o mesmo samba-enredo. Bonita e unida, a Lapa receberia a nota 10 em todos os quesitos – de alegoria à bateria, passando pela harmonia.
Para isso, no entanto, devemos deixar de lado nossas vaidades pessoais. Temos de ser humildes e reconhecer o valor no outro, mesmo que este pense diferente de nós. Já disse em outra coluna que a democracia é oposta à ditadura, principalmente no que se refere ao respeito ao diferente. Na repressão, o que os donos do poder pregam é a imposição de todos pensarem da mesma maneira.
A Lapa é um bairro de diversidade. Temos membros de várias religiões, etnias, culturas e ideologias. Por isso, o potencial desta região em construir juntos um lugar melhor para se viver. O convívio pacífico requer, no entanto, dedicação de todos para uma harmonia entre as partes diferentes, mas que têm um mesmo objetivo – melhorar o bairro que amamos.
Enfim, o recado está dado. Daqui para frente, é preciso gente nova participando e os expoentes da sociedade lapeana se unindo para uma Lapa mais digna para seus cidadãos – os verdadeiros destaques da passarela da alegria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA