JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER
Uma boa notícia para quem é descendente de italiano. O Hospital Sorocabana está em negociação com o Comitê dos Italianos no Exterior (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia), conhecido pela sigla Comites, um dos órgãos mais importantes de representação da colônia da Itália no Brasil. O objetivo da parceria entre o Sorocabana e o comitê é reservar a ala do quinto andar, com capacidade para 28 leitos, para italianos e descendentes da Região Oeste da cidade.
Segundo o presidente do Comites, Claudio Pieroni, será possível firmar um convênio entre as partes. A princípio, a comunidade italiana no Brasil construiria a infra-estrutura necessária no local, os equipamentos médicos seriam importados das Regiões da Itália, principalmente da Toscana, e os fundos financeiros da União Européia custeariam a internação da comunidade italiana mais necessitada.
“A nossa idéia não é fazer algo exclusivo, mas preferencial a italianos, que não contam com um hospital ou pronto-socorro para atender a colônia, como acontece com a Beneficência Portuguesa, o Sírio-Libanês, o Albert Einstein e o Osvaldo Cruz, que assistem portugueses, árabes, judeus e alemães, respectivamente”, disse Pieroni, seis anos à frente do Comites.
O presidente da diretoria da Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana, Floriano Peixoto Pereira Júnior, disse que fará uma proposta ainda este mês para o Comites, com o custo dos serviços médicos prestados à comunidade italiana. Uma nova reunião entre as partes deverá ser agendada até março. O Hospital Sorocabana fica na Rua Faustolo, 1633. Telefones 3873-0522 e 3873-1825.