Alfabetização de adultos

0
1169

Foto:

Alunos do curso de alfabetização de adultos

Há quatro meses, o Campus Villa Lobos da Universidade Mogi das Cruzes está oferecendo cursos de alfabetização de adultos para pessoas carentes que moram principalmente no Conjunto Habitacional Madeirite, na Vila Leopoldina. Desde setembro, dois professores lecionam para duas turmas com 34 alunos na UMC. Os alfabetizadores são alunos do primeiro ano de Letras e Pedagogia da Universidade e dão aulas de segunda à quinta-feira, em dois horários, das 14 às 16h30, e 16 às 18h30.
Uma parceria entre a Associação Nossa Turma e o Projeto de Extensão Universitária da UMC permitiu que dois professores também ensinassem 39 pessoas que, no passado, não tiveram oportunidade de conhecer as letras. Os alunos trabalham como carregadores na Ceagesp ou domésticos e fazem muito sacrifício para comparecer às aulas também de segunda à quinta-feira, das 16 às 18h30. Neste mesmo horário, outra professora está ensinando a ler e a escrever numa sala do Sindicato dos Carregadores (Sindicar). Nas sextas-feiras, acontecem as reuniões de preparação e acompanhamento pedagógico para avaliar o andamento dos cursos, que duram seis meses.
Segundo Erivalda Simões do Amaral, professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Projeto de Alfabetização da UMC, os alunos têm perfil semelhante nos três locais de atuação dos professores. Cerca de 99% são migrantes da área rural do Nordeste, a idade varia entre 17 e 58 anos, a maioria não teve nenhum contato com escola e aproximadamente 60% dos estudantes são mulheres. Todos querem se alfabetizar para conseguir um emprego.
José Daniel Veloso, que está acompanhando o curso de alfabetização na Associação Nossa Turma, quer ser poeta. “Tomei gosto pelas letras e pretendo unir as culturas nordestina e paulista”, conta o empolgado carregador de flores da Ceagesp. Morador de Osasco, Veloso começa a trabalhar às 3h30 e não se atrasa para conseguir acompanhar os ensinamentos dos professores Luiz Fernando Bokor e Lea Aparecida de Souza.
Erivalda afirmou que muitos alunos conseguem se alfabetizar e procuram o curso de suplência, conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Uma aluna disse que agora já sabe o que significa a palavra oportunidade”.
Quem quiser conhecer o trabalho de alfabetização da UMC na Associação Nossa Turma e no Sindicar pode ligar para 3648-5050, com Beth. O Campus Villa Lobos da Universidade Mogi das Cruzes fica na Avenida Imperatriz Leopoldina, 550, e a A Associação Nossa Turma na Avenida Gastão Vidigal, 1946 (dentro da Ceagesp).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA