Alegria na Praça John Lennon

0
866

Foto:

Ciclistas de todas as idades compareceram à Praça John Lennon no domingo passado para participar do

No último domingo, dia 23 de novembro, a Praça John Lennon foi palco de uma grande festa comunitária, graças ao encontro “Nossa Gente na Praça” que contou com o 7º Passeio Ciclístico e a I Caminhada Ecológica. Organizado pelo Colégio Santo Ivo e a ACM-Lapa, o evento teve a participação maciça dos moradores do bairro.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar gratuitamente lazer e recreação a todos os interessados, além de sensibilizar a comunidade na preservação do meio ambiente. Pelo menos 1.500 pessoas estiveram presentes com suas bicicletas e com muita vontade de se integrar na John Lennon. Foram ainda promovidas oficinas lúdicas e artísticas para crianças e adultos, apresentações musicais, coreografias de ginástica e dança, além de sorteios e premiações.
Os sete quilômetros de percurso do passeio ciclístico na City Lapa também foram acompanhados por diversos moradores, que se juntaram aos participantes. Foram premiados com medalhas e troféus os ciclistas mais jovens, os de idade mais avançada e a família mais numerosa que completaram o percurso. Também foram agraciados o dono da bicicleta mais antiga e a bike mais originalmente ornamentada. Três bicicletas foram sorteadas.
Aberto a toda comunidade, o evento contou com o apoio da Subprefeitura da Lapa, o Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), o 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (4º BPM/M), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Universidade Paulista (Unip), a Agenda 21 – Rede da Lapa, Jornal da Gente e a Peugeot Paris.

Plantação de arvore

Durante o Nossa Gente na Praça, moradores do bairro puderam participar de algo diferente. A I Caminhada Ecológica proporcionou o reflorestamento de parte da City Lapa. Segundo a engenheira agrônoma e coordenadora de Manutenção e Infra-Estrutura Urbana, Nelma Lúcia Heiffig, foram plantadas perto de 40 mudas de árvores ao redor da Praça Doutor Ézio Donati e nas Ruas Andrade Neves, Barão do Amazonas, Belmonte e a Rua dos Aliados. As espécies cultivadas foram ipê rosa (Tabebuia eimpetiginosa), sibipiruna (Caesalpineae peltophoroides) e tipuana (Tipuana tipu). Essas árvores garantem a preservação e renovação de uma vegetação cultivada há mais de 80 anos na City Lapa, ou seja, a vida útil das plantas está quase no final.
Na Praça John Lennon, os participantes da iniciativa se reuniram para plantar um pé de ipê, que se tornou um exemplo para novas ações da comunidade na região, salientando a importância de se manter o verde e ainda a promoção do replantio planejado e contínuo de árvores na City Lapa. O subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, prometeu continuar cultivando novas mudas, com o objetivo de manter o aspecto paisagístico do bairro. Disse também pretender no ano que vem fazer uma avaliação quantitativa e qualitativa das ações de reflorestamento da Subprefeitura da Lapa, com apoio da comunidade lapeana.
O diretor do Colégio Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima, afirmou a importância de se utilizar espaços públicos para cuidar de áreas verdes. O Santo Ivo, por exemplo, preserva a Praça John Lennon. Em frente à escola, os professores e os alunos usam a área para educação ambiental, além de construir um viveiro a céu aberto para novos pássaros, que não param de chegar.
O diretor do Jornal da Gente, Ubirajara de Oliveira, elogiou a iniciativa dos organizadores do evento, destacando a divulgação dessas ações, como peça fundamental de incentivo para que os moradores se preocupem cada vez mais com o meio ambiente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA