Segundo o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan, será preciso ainda contratar uma empresa para fazer os projetos executivos – necessários para realizar um cronograma de obras para aumento ou duplicação das galerias nos córregos do Sumaré e da Água Preta. A falta de vazão da água pluvial provoca enchentes nas imediações da Rua Turiaçu, Avenidas Pompéia e Sumaré.
“Pelos estudos feitos no ano passado, existe um problema de dimensionamento nos rios canalizados, que ficam próximos aos Viadutos Antarctica e Pompéia”, disse Durigan, salientando que não existem problemas de conservação da estrutura de escoamento.
Além desse projeto para a ampliação das galerias, é necessário saber ainda se será possível construir pequenos reservatórios (piscininhas) nas Avenidas Sumaré e Pompéia. “Ainda não sabemos se existem terrenos disponíveis para abrigar a contenção de água”, observa o subprefeito. Foram consideradas as possibilidades de construção de uma piscininha na Praça Marrey Júnior (confluência da Rua Turiaçu com Avenida Sumaré) e no canteiro da Sumaré, considerada a galeria com menor dimensionamento. Na Avenida Pompéia, foi sugerido plantio de gramado no canteiro para maior absorção da água.
A comunidade da Vila Pompéia reclamou de alguns problemas pontuais de inundações, como nas Ruas Ciridião Buarque, Desembargador do Vale, Avaí, André Casado e redondezas, solicitando que a fiscalização autue os proprietários de terrenos e casas que aumentam a impermeabilidade e o represamento das águas.
Para financiar os projetos e as obras necessárias para diminuir a angústia dos moradores, o Shopping Bourbon vai desembolsar R$ 6,038 milhões. Este recurso tem origem na Operação Urbana, pagamento feito por construtoras ou empresas que aumentam a sua capacidade de engenharia acima da permitida por lei. A Zafari, empresa gaúcha que comprou o shopping, pretende construir oito cinemas, disponibilizar 2.800 vagas de estacionamento em quatro andares, abrigando 100 lojas e um hipermercado. “Este dinheiro vai para a Emurb, que repassará para a Subprefeitura da Lapa executar as ações previstas”, explica Durigan, lembrando que mais verbas podem advir da Operação Urbana com a ampliação do West Plaza Shopping, que pretende construir mais salas de cinema. Outra reunião foi marcada para janeiro do ano que vem, após a conclusão do projeto executivo.