Providenciar o título de eleitor

0
1081

Há um ano das eleições municipais, o 250º Cartório da Lapa solicita que as pessoas não deixem para última hora a resolução de suas pendências eleitorais. “Normalmente, atendemos em média 30 cidadãos por dia. Nas datas próximas do pleito, temos de auxiliar 700 pessoas diariamente”, afirma o chefe do cartório do bairro, José de Souza Coelho Filho, desde maio no cargo.
A circunscrição da Lapa abriga 155 mil eleitores, mas deverá crescer até o dia 3 de outubro do ano que vem, o dia da escolha para prefeito e para os 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. As pessoa maiores de 16 anos (opcional) e homens e mulheres com mais de 18 anos (obrigatoriamente) deverão apresentar o documento original de identidade para tirar o título de eleitor. Quem tiver 19 anos completos e nunca tirou o documento eleitoral vai pagar multa de R$ 3,51. Aqueles que pedirem transferência para a Lapa deverão apresentar o título e ainda um comprovante de residência.
“Após solicitar o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), o cidadão aguarda 90 dias para buscar o título”, explica Coelho Filho. O eleitor deverá providenciar o documento até 150 dias antes do pleito, ou seja, terá até 5 de maio do ano que vem para ficar em dia com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem completar 16 anos de idade no dia da eleição ainda poderá retirar o título.
A partir do final deste mês, as zonas eleitorais do país contarão com um sistema mais ágil para a confecção do documento eleitoral. Depois de implantado, o programa Elo permitirá que o título de eleitor fique pronto em minutos. “Além de facilitar a vida do cidadão, este recurso vai dificultar as fraudes”, acrescenta o chefe de cartório da Lapa, lembrando ainda que a eleição será realizada usando urna eletrônica.
Os interessados em requerer o título antecipado para evitar filas devem comparecer, das 12 às 18h de segunda à sexta-feira, no 250º Cartório Eleitoral, que fica na Rua Aurélia, 650, Vila Romana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA