No caminho da cooperação

0
719

Pelos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco trabalhadores na Grande São Paulo está sem emprego. Para amenizar esta situação, um projeto inovador – que começou na Universidade Federal do Rio de Janeiro e há cinco anos vem tendo sucesso na Universidade de São Paulo – agora surge formalmente no bairro.
Foi lançada oficialmente a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (ITCP-PUC/SP). Esta iniciativa pretende gerar renda para uma gama desempregada, sem esperança de encontrar trabalho no mercado formal. Com a presença do Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, a cerimônia aconteceu no auditório da PUC/SP no dia 4 de junho. Segundo o economista, que lecionou nesta mesma universidade em 1979, as incubadoras de cooperativas são um meio para enfrentar a realidade cruel do atual mundo do trabalho.
Para ele, a cooperativa é uma alternativa ao capitalismo competitivo porque a sua organização não disputa entre si. Ao contrário, diz, convive cada um em seu espaço, em plena solidariedade. De acordo com Singer, a ajuda mútua entre os cooperados é o objetivo principal desta “iniciativa anticapitalista”. Confiante, o secretário afirmou que a economia solidária vai substituindo o mercado da competição, que lança na exclusão milhões de trabalhadores, sobretudo aqueles que têm mais de 40 anos, por puro preconceito.
Além de ser muito aplaudido, Singer recebeu uma homenagem dos participantes da ITCP-PUC/SP, pelo seu incentivo e orientação nos primeiros passos do projeto, dois anos atrás. Os membros da iniciativa já organizam cooperativas de coleta seletiva de materiais recicláveis, cooperativas de alimentos caseiros, artesãos, entre outros pequenos negócios.
Os integrantes da incubadora – todos voluntários – orientam os interessados nas áreas jurídica, psicológica, econômica, sociológica e administrativa. Também mostram os caminhos que os cooperados terão de percorrer em busca de financiamentos. Os “incubadores de cooperativas” auxiliam os trabalhadores até que eles possam “andar com as próprias pernas”, tornando um negócio auto-sustentável.
Quem quiser conhecer mais sobre a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da PUC/SP, basta enviar mensagens para o e-mail incubadorapucsp@yahoo.com.br, e tratar com Fábio de Oliveira, Solange Lima, Myrt Thânia Souza Cruz, Paul Cacciari e Érika Souza. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fica na Rua Ministro Godói, 969, em Perdizes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA