ARTE ASSISTENCIAL

0
1066

Foto:

Eduardo Valarelli, o criador do projeto

Hospital. Quando pensamos nessa palavra o que vem em mente? A idéia de um ambiente frio e impessoal é o que imagina a maioria das pessoas. Pensando em mudar este conceito, o artista plástico Eduardo Valarelli criou o Projeto Carmim, que tem como principal objetivo levar as artes plásticas a adultos e crianças internados em hospitais. A idéia de criar o projeto surgiu há sete anos, a partir de uma experiência pessoal vivenciada por ele, quando ficou hospitalizado por 25 dias.
Valarelli usou sua arte para fugir deste clima e quando deixou o hospital pensou que poderia fazer algo pelas pessoas que precisam ficar internadas durante um período. O primeiro trabalho aconteceu no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e atualmente o Projeto Carmim está em mais quatro hospitais de São Paulo: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, Instituto Central do Hospital das Clínicas e Hospital da Criança. O resultado? Ex-pacientes e ex-acompanhantes gostaram tanto do trabalho que hoje são voluntárias.

Espaço aberto

De acordo com Valarelli, as pessoas acabam participando de alguma forma do projeto, depois que recebem alta. Este foi o caso de uma ex-acompanhante que levou o projeto Carmim para Natal e de uma paciente, Lia Matsumari, que hoje trabalha como voluntária do projeto. A partir desses resultados, Valarelli resolveu criar a Carmim Escola Social de Arte.
Instalada no Alto da Lapa, a Associação Projeto Carmim abriga o ateliê, uma cafeteria, uma loja e a Carmim Escola Social de Arte. “A idéia é fazer com que as pessoas freqüentem o local. Aqui está aberto à comunidade, que pode vir na cafeteria, conferir a exposição dos trabalhos e até mesmo adquirir alguns dos produtos produzidos pelo Projeto Carmim, independente de freqüentarem o curso ou não”, observa Valarelli.
A Carmim Escola Social de Arte tem como objetivo capacitar e formar novos profissionais interessados em utilizar as artes plásticas, como meio de promoção humana e desenvolvimento social. No último dia 2, a Carmim promoveu uma aula aberta aos interessados em participar do curso, que começa no dia 14 de junho.
Comportando 15 alunos por turma e com uma carga horária de 96 horas, o curso extensivo terá seis meses de duração e aula uma vez por semana, aos sábados das 9 às 12h. As disciplinas serão divididas em dois módulos interligados: o Módulo Arte e o Módulo Social.
Durante o curso, os alunos terão disciplinas práticas e teóricas, análise, produção de discussão de textos, seminários, visitas a espaços culturais e estágio monitorado nos hospitais em que o Projeto Carmim atua, levando aulas de arte aos enfermos.
Há também o curso intensivo, que acontece às segundas e quartas, das 19 às 22h15, e tem duração de quatro meses. As inscrições já estão abertas, mas a data para o início das aulas será confirmada posteriormente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA