Comunidade recorre ao MP para excluir ciclofaixa

0
2434

Foto:

Ciclofaixa na Rua Coriolano gera reclamações entre moradores e comerciantes

Moradores e comerciantes da Rua Coriolano foram surpreendidos com a pintura de uma ciclofaixa (lado impar) na manhã de segunda-feira, após o feriado prolongado de Corpus Christis, Devido à medida foram eliminadas vagas de estacionamento (lado impar da via). O morador Marco Aurélio Marques Ribeiro se diz indignado com a pintura da ciclofaixa em toda extensão da Coriolano. “A ciclofaixa causa transtornos no dia a dia. Já sabemos que a meta do prefeito Haddad é de 400 km de colovias, mas esta rua não comporta pelo trânsito existente e porque é uma rua mista com residências e comércio. Outro problema é que na esquina com a Rua Antonio de Toledo Piza não se têm visibilidade de quem vai adentrar e não poderemos avançar por causa da ciclofaixa. É justo piorar o trânsito quando o número de ciclistas é 99% menor do que o de veículos que passam por ali? Ribeiro protocolou um abaixo-assinado no Ministério Público na quinta-feira, 11, para a exclusão da ciclofaixa.

“Eles não consultaram moradores nem comerciantes. Isso sem falar no serviço ruim, pintaram a faixa em cima da sujeira e dos buracos”, reclama João Paulo Farnesi que mora há 52 anos na Coriolano. O dono da oficina Doctor Auto Service (no número 2049), Marcelo de Salles, é outro que vê a medida como absurda porque prejudica o comércio e quase não passa ciclistas pelo local.

Para o sócio da loja de Ana Hickmann, Gustavo Henrique Bello Correa, essa não é a hora de colocar ciclofaixa na porta do comércio. “O país enfrenta uma crise financeira. Tem comércio que já dispensou funcionários por que os clientes não têm mais onde estacionar. Estamos muito insatisfeitos”, disse o sócio da loja da apresentadora.

Faixas informam o motorista que a partir de sábado (13), a Rua Caio Graco terá sentido único para a Rua Guaicurus a partir da Rua Coriolano. Esta mudança deve-se a continuidade do programa de implantação da faixa de bicicleta na região que seguirá da Rua Coriolano com destino ao Poupatempo da Rua do Curtume Guaicurus.

A CET informa que a ciclofaixa está em construção, sem previsão de término. Quando concluída, a via fará a ligação das regiões Oeste e Central da Cidade e não trará impacto à fluidez da via, preservando as duas faixas de rolamento existentes, diz a nota da CET. Os estudos de implantação de ciclovias seguem as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e Estatuto das Cidades, e do Plano Nacional da Mobilidade Urbana que tem entre os objetivos a redução nos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas. A CET acrescenta que a implantação das ciclovias tem a finalidade de “desestimular o uso do transporte individual motorizado, articulando o transporte coletivo com modos não motorizados de transporte”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA