A Casa de Cultura Tendal da Lapa, o prédio da Sociedade Beneficente União Fraterna, a Casa Amarela e o Sesc Pompeia são as atrações da região na primeira edição da Jornada do Patrimônio, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), neste final semana. A proposta do evento é sensibilizar os cidadãos paulistanos e fazer com que se apropriem da cidade e de seus bens históricos.
O Instituto Anastassiadis promove no domingo (13) a Jornada no histórico prédio da União Fraterna. A programação acontecerá das 9 às 17h, e terá em sua abertura uma exposição de documentos históricos. Haverá também a exposição de pranchas do Projeto de intervenção realizado pela Anastassiadis Arquitetos e a palestra da arquitera Ana Marta Ditolvo, sobre o restauro da União Fraterna.
A Casa Amarela, localizada na Rua Camilo, 955, na Vila Romana, abre suas portas neste sábado (das 12h às 18h) e domingo (das 10h às 18h) para contar um pouco da história das famílias que vivem no bairro. A casa foi construída em 1921 pelo bisavô de Janice Del Piero, imigrante italiano. Dentro da casa, Janice criou uma grande instalação com móveis e objetos pertencentes à sua família e de vizinhos.
A Casa de Cultura Tendal da Lapa, na Rua Guaicurus, 1100, terá visitação guiada nos dois dias a partir das 9h e ainda show do Chico César no sábado, às 20h. Construído em 1938 para ser entreposto de carnes, o Tendal iniciou suas atividades com a “invasão cultural” do grupo Teatro Pequeno, em 1989. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 2007 e este ano completou 26 anos de atividades.
Neste fim de semana, o Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93) realiza uma intervenção na rua central com o guia Laudelino Fo, personagem interpretado pelo ator Ricardo Napoleão. As visitas poderão ser feitas nos dois dias nos horários: 12h, 14h e 15h30. A ação terá divertidas reinterpretações da arquitetura da unidade projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, em uma antiga fábrica de tambores.A primeira etapa (que compreendia o centro onde funcionava a antiga fábrica) foi inaugurada em 1982 e em 1986 o bloco esportivo foi aberto ao público. (BP)