H1N1 na Região

0
4016

Nestas últimas semanas nos deparamos com mais uma surpresa, em meio aos esforços dos órgãos de saúde pública e da comunidade em conter o avanço da Dengue, Zika e Chikungunya, o aparecimento de casos respiratórios e da Gripe H1N1 em um período atípico anterior aos meses mais frios. Com pelo menos dois agravantes. Esta última pode provocar mais mortes em pessoas vulneráveis e já está causando sobrecarga dos serviços de saúde públicos e privados, o que se verifica na nossa AMA Sorocabana, Pronto Socorro da Lapa e outros locais de atendimento na região.

Registramos na Lapa e Pinheiros 81 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave demandando cuidados médicos mais intensivos. Entre as medidas fundamentais para prevenir a gripe Influenza A e o H1NI estão a higienização frequente (lavagem) das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

São muitas doenças transmissíveis acontecendo ao mesmo tempo e conforme aponta o secretário Municipal de Saúde Alexandre Padilha, as ações da secretaria para combater a maior circulação de H1N1 na cidade incluem: alertar os profissionais de saúde sobre essas síndromes, especialmente a H1N1, redobrar a atenção com gestantes, cardiopatas ou diabéticos, garantir o Tamiflu (medicação usada para H1N1) em todas as unidades de saúde públicas da cidade e antecipar a campanha de vacinação contra a gripe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA