Na reunião do Fórum Social da Vila Leopoldina, realizada na terça-feira (26), a supervisora de Assistência Social da Região da Lapa, Cleide Leonel Amaro Mendes, foi questionada sobre a abertura de unidades de acolhimento para moradores de rua da região. Ela afirma que as informações que chegaram à supervisão é que serão implantados dois centros de acolhida, sendo um na Vila Leopoldina, com prioridade de atendimento aos usuários de álcool e drogas, e outro na região da Lapa. As duas unidades são resultado de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ascon e atenderão pessoas de ambos os sexos. “Essa parceria é emergencial, e por essa razão terá validade de 180 dias. Após esse período haverá um chamamento público para que todas as OSCs interessadas possam participar”, declara Cleide.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ao ser questionada sobre as unidades, não revelou os endereços dos centros de acolhida, mas disse que o anúncio será realizado em breve. Segundo Cleide, a instalação dos equipamentos será realizada pela Secretaria Especial de Investimento Social.
Entre outros assuntos tratados na reunião a gerente de serviço do Centro de Acolhida Zancone, Rosana Amaral, falou da dificuldade de reinserir os albergados no mercado de trabalho. “Apesar de eles terem passado pela capacitação é difícil a recolocação por causa das exigências das empresas como ensino médio e dentição completa”, relata. Em paralelo, alunos do Senac vão desenvolver um trabalho de reciclagem e plantio, com uma horta suspensa, no albergue da Leopoldina. O objetivo da ação é promover um processo educativo e sensibilizar os usuários.
Welton de Oliveira, representante dos moradores das comunidades do entorno da Ceagesp, apresentou um documento que será encaminhado à Secretaria de Habitação para cobrar respostas do poder público em relação ao Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Leopoldina, com questões sobre a fase em que o projeto se encontra, quais ZEIS serão contempladas e quando será feita a implantação. A próxima reunião do Fórum Social da Vila Leopoldina será em 31 de outubro, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua Brentano, 437).