Conselheiros de saúde debatem falta de profissionais na região

0
1702

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Funcionários da saúde se queixam da falta de reposição de profissionais

O conselho gestor do Distrito de Saúde Lapa/Pinheiros se reuniu na quarta-feira (27) com a presença da supervisora Valéria Franzese. No encontro foi relatada a grande necessidade de novas contratações para os equipamentos da região, como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Perdizes, onde muitos funcionários se aposentaram sem a reposição de mão de obra, o que sobrecarregou as equipes. O tema entrará na pauta da próxima reunião do conselho, prevista para o dia 25 de outubro, com o objetivo de realizar uma plenária com todos os equipamentos de saúde do distrito para discutir o problema de Recursos Humanos.

O encontro também contou com a apresentação da UBS Vila Romana pela gerente Margareth Veggiato de Melo. A unidade básica de saúde é destinada para uma população de 40.911 habitantes, sendo 20,1% pessoas com 60 anos ou mais. Deste público, 51,8% utilizam os serviços do SUS e 46,4% não possuem plano de saúde. A equipe da unidade é multidisciplinar e a UBS realiza uma média de 1100 consultas por mês. Entre os desafios apontados para a unidade está a inserção e qualificação dos idosos que estão na fila de espera para o atendimento do PAI (Programa Acompanhante de Idosos).

Os conselheiros devem acompanhar nas próximas reuniões a apresentação de cada um dos equipamentos da região, para levantar todas as necessidades das unidades de saúde, elaborar um documento e encaminhar para a Secretaria Municipal de Saúde.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA