Prefeito visita CRAS da Lapa

0
15525

Foto: Luiz Guadagnoli

Luiz Guadagnoli
Bruno Covas faz vistoria no Centro de Referência de Assistência Social da região

O prefeito Bruno Covas esteve na região na quinta-feira (10) acompanhado por José Castro, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, e Luiz Fernando Franceschini, coordenador de Gestão de Benefícios da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Eles foram recebidos por Cleide Leonel Amaro Mendes, supervisora de Assistência Social da Lapa no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que fica na Rua Caio Graco. A vereadora Soninha Francine também participou da visita.

Covas foi acompanhar o processo de agendamento online para atendimentos relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Renda Cidadã e Leve Leite, além de benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica, Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência Social, Ação Jovem, Passe Livre Estudantil e ID Jovem.

A informatização da rede de atendimento vem sendo feita gradativamente da Prefeitura. “Ainda em 2017 nós implementamos o agendamento de consultas na área da saúde por meio de um aplicativo e agora chegamos na assistência social. Também estamos digitalizando e informatizando todos os processos. Hoje, 90% dos processos que entram na Prefeitura são de forma eletrônica”, afirma Bruno Covas. Cleide Leonel Amaro Mendes afirma que uma das vantagens da região é que as diversas pastas trabalham em conjunto. “Somos privilegiados aqui na Lapa porque o pessoal da abordagem social trabalha em parceria, por exemplo, com as equipes da saúde para fazer encaminhamentos”, diz. O CRAS Lapa conta com três entrevistadores na unidade da Rua Caio Graco.

A possibilidade de realizar o agendamento pela internet, de forma semelhante ao que acontece nos postos do Poupatempo, do governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo facilitar a vida dos cidadãos e funcionários. “Vamos evitar que as pessoas fiquem na fila, com sol e chuva, e também melhorar o fluxo de trabalho das equipes, evitando tumultos”, explica Luiz Fernando Franceschini.

O serviço eletrônico permite ao munícipe escolher o dia, hora e local para o atendimento através do site (http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br). “A iniciativa possibilita democratizar o atendimento, a fim de garantir dignidade e respeito com os munícipes, desde o primeiro contato”, afirma o secretário José Castro. Em São Paulo, o CadÚnico conta com mais de 1,3 milhão de famílias cadastradas e a SMADS tem uma rede de 54 CRAS espalhados pela cidade, instalados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA