Exercer o simples direito de ir e vir de maneira digna, isto é o mínimo que podemos desejar para qualquer cidadão na sociedade. Mas o exercício de muitos direitos que parecem simples, muitas vezes, para as pessoas com deficiência, representa um enorme desafio.
Pensando nessas barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, criou, este ano, as Caravanas de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência. Esta ação, já realizada em São Miguel, Brasilândia e M’Boi Mirim, leva às Subprefeituras informações e encaminhamentos relevantes aos munícipes com deficiência, evitando longos deslocamentos pela cidade. São oferecidos cerca de 25 serviços/informações para as pessoas com deficiência e suas famílias, sendo os mais procurados: Bilhete Único Especial, serviço Atende+, vagas de emprego e estágios via CATe e CIEE, Cartão Defis e assessoria jurídica, em parceria com a FMU.
Para facilitar o atendimento ao público surdo, também instalamos na Subprefeitura visitada um ponto do sistema CIL – Central de Intermediação em Libras, que oferece intermediação na Língua Brasileira de Sinais, por meio de vídeo-chamada, para qualquer serviço público municipal. Estamos muito contentes de trazer esta ação inovadora para a Lapa, tendo em vista sua localização estratégica e o grande número de moradores e de pessoas de outros bairros que circulam diariamente pela região.