No início de setembro, a Prefeitura por meio das secretarias de Esportes e Lazer, Cultura e Relações Sociais, lançou o Programa Rua da Gente. A iniciativa faz parte do Plano de Metas e contou com um aporte de R$ 2,5 milhões em 2019.
O objetivo é oferecer para a população atividades divididas em quatro eixos: práticas esportivas (atletismo, basquete, futebol, futsal e lutas), corporais (alongamentos, exercícios funcionais, crossfit e street dance), lazer (brincadeiras tradicionais e contemporâneas, gincanas e oficinas de artesanato) e integrativas e complementares (práticas terapêuticas, danças e meditação).“Estamos fazendo uma evolução no programa Ruas Abertas, onde a Prefeitura garantia o fechamento dos espaços da cidade e a população que tem que levar a atividade. Aqui não. Nós teremos 320 edições sendo 100 em 2019 e 220 no ano que vem. Serão ao menos quatro edições por fim de semana em todos os cantos da cidade, em especial as regiões mais periféricas”, declarou o prefeito Bruno Covas quando o programa foi lançado. “O Rua da Gente poderá realizar suas atividades nos mais variados espaços abertos da cidade como ruas, praças e clubes municipais que tenham uma infraestrutura básica para atenderem as especificidades das modalidades apresentadas”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Júnior.
Neste domingo (27), a região receberá pela primeira vez a programação do Rua da Gente com atividades na Praça Irmãos Karmam (Avenida Sumaré, 1380), das 9h às 18h, como tai chi chuan, meditação, yoga, dança circular, brincadeiras lúdicas, entre outros.