Neste sábado (10) moradores e integrantes dos coletivos Pompeia Sem Medo e (se)cura humana realizam o evento “Praia na Praça”, das 10h às 15h, na Praça Rio dos Campos. A proposta é trazer uma reflexão sobre a importância de proteger as nascentes, áreas verdes e o meio ambiente.
A ação consistirá na montagem de uma praia urbana, a partir do bombeamento da água de uma nascente próxima, para assim criar uma cachoeira e duas piscinas, e formar um parque aquático móvel na praça, com teste de balneabilidade. Quem for participar pode trazer sua cadeira de praia e traje de banho.
O evento também contará com falas de moradores, música, piquenique e coleta de assinaturas para a mobilização jurídica contra a destruição da praça. No contexto da proximidade do verão e ocorrências de alagamentos, os coletivos chamam atenção para o fato da maior metrópole do país continuar perdendo áreas verdes, em vez de aplicar soluções mais eficientes e sustentáveis.
Outro ponto de crítica é a escolha dos piscinões como solução para evitar enchentes, considerada um tipo de obra de alto custo e impacto ambiental. Tanto a Praça Rio dos Campos como a São Crispim foram cotadas pela Prefeitura para receber os reservatórios de águas pluviais, o que gerou muitas críticas da população pelo risco de perder as áreas verdes. Para contribuir com a preservação da Praça Rio dos Campos também é possível assinar o abaixo-assinado disponível no link (https://chng.it/kKqtpq6qhV).