O desafio da fome

0
655

Dom José Benedito Cardoso – Bispo Auxiliar da Região Lapa

Este ano, com o tema Fraternidade e Fome, somos convidados a considerar a fome como referência para nossa reflexão e nosso propósito de conversão iniciando no propício tempo da quaresma.

O Brasil sente fome. Pesquisas recentes indicam que 125,2 milhões de brasileiros e brasileiras convivem com alguma insegurança alimentar (leve, moderada ou grave), dentre os quais mais de 33 milhões de pessoas enfrentam a fome em nosso país, 15,5/% da população brasileira.

No Evangelho escrito por Mateus, diante da população faminta, a proposta dos discípulos é de dispersão, que voltem para os vilarejos e comprem comida. Jesus reage dizendo que “Não é preciso eles irem. Vocês é que devem dar-lhes de comer”.

A fome nos desafia e desinstala. É preciso agir. Não é possível ficar parados diante do grito do povo brasileiro e do mandamento de Jesus. A “fome tem pressa” (Betinho) e o faminto precisa ser alimentado hoje. Importa, contudo, questionar a respeito da fome, trabalhando pelas garantias de alimentação para o faminto e sua família.

Que Maria, nossa Mãe, interceda por nós, para que sejamos instrumentos de Deus a realizar esta obra de misericórdia “enchendo de bens os famintos”. (fonte: texto-base CF 2023).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA