Obras na UPA Lapa estão avançadas

0
5062

Foto: Divukgação

Divukgação
Nova UPA deve ficar pronta em maio de 2024

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que substituirá o Pronto-Socorro da Lapa, na Avenida Queiroz Filho, na Vila Leopoldina, está em fase adiantada. Quem informa é o vereador Paulo Frange (PTB). “Fui conferir o andamento das obras da nova UPA na segunda-feira, 17”, diz. “A nova unidade de saúde tem previsão de entrega para maio de 2024 e será grande reforço à rede de saúde da região”.

Frange recordou que a UPA Lapa funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e terá cinco especialidades: clínica médica, cirurgia, odontologia, ortopedia e psiquiatria, além de atender casos de urgência e emergência. “O PS Lapa, com mais de 50 anos de serviços prestados à população, vai dar lugar a um equipamento mais moderno, dentro do programa de obras da Prefeitura de São Paulo. E a UPA Lapa nasce com grande apoio da sociedade civil organizada da região”, lembra o vereador.

O equipamento é extremamente importante para a região Oeste e será uma das maiores UPAs da cidade. “Nossos agradecimentos ao prefeito Ricardo Nunes, pois, no total, a cidade tem agora 23 UPAs e mais nove serão entregues até o final do ano que vem”, disse Frange, que é médico cardiologista.

A UPA Lapa, em substituição ao antigo PS, é uma demanda da comunidade que vem desde os tempos do governo Fernando Haddad, cuja gestão municipal da Saúde chegou a encaminhar o projeto de construção do equipamento, algo abandonado posteriormente. Em novembro do ano passado, a obra finalmente foi confirmada com custo previsto de R$ 16,8 milhões, no âmbito do sistema Parceria Público Privada (PPP) da Habitação, num acordo com o Consórcio Uno, empresa responsável pela construção de moradias populares na Leopoldina e no Jaguaré. O consórcio também assumiu a construção da UBS Caju, no Jaguaré, com 1.460 metros de área construída, em dois pavimentos, com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As UPAs concentram atendimentos diversos na área da de Saúde. Podem ser acionadas em casos de urgências e emergências relacionados à pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto ou derrame, por exemplo. Possuem estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. De lá, o paciente pode ser encaminhado para receber acompanhamento na UBS ou ser internado em hospital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA