Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, na terça-feira, 9, para comemorar o 92º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, o deputado estadual Capitão Telhada (PP) homenageou representantes da região da Lapa com a Medalha da Constituição. Entre os que receberam a honraria estão o diretor da Página Editora e do Jornal da Gente, Ubirajara de Oliveira, o subprefeito da Lapa, Luiz Carlos Smith Pepe, e a diretora do Conseg Leopoldina, Carla Banietti. O evento contou com a participação do vice-governador, Felício Ramuth, da presidente da Fundação Casa, Cláudia Carletto, também agraciados com a medalha, além de secretários estaduais e representantes das Forças Armadas e da polícia.
O objetivo do ato solene foi homenagear os heróis combatentes e os ideais da revolução de 32. “Os voluntários de 32 sabiam que seria difícil vencer 100 mil homens das forças federais. Mesmo assim foram para a guerra, lutaram e entregaram seu bem mais precioso: a vida. Que sirva de exemplo para a gente continuar lutando, não importa as adversidades”, ressaltou o deputado Capitão Telhada.
Em seu discurso de abertura, o capitão fez uma homenagem especial ao seu pai, o deputado federal Coronel Telhada (PP). “Meu pai, aqui presente, sempre foi um exemplo para mim e um orgulho para o parlamento brasileiro”, salientou.
Lembrando a importância do ato de 32, o Coronel Telhada lembrou: “Os ideais constitucionalistas de 1932 permanecem vivos apesar da derrota bélica dos paulistas. É importante entender: o povo de São Paulo não se rende. Perdemos em armas a revolução, mas ganhamos em intenção porque em 1934 foi feita uma nova constituição atendendo à solicitação de São Paulo”.