IPT apresenta a moradores estudo para reduzir ruido gerado em shows no Allianz Parque

0
299

Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
Moradores puderam questionar técnicos sobre problemas pontuais em suas residências

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na região da Arena Allianz Parque, com o objetivo de apresentar diretrizes para a redução do ruído gerado em dias de shows, foi apresentado aos moradores no último dia 18 de julho. Elaborado a pedido do Ministério Público, onde tramita ação movida por movimentos dos moradores contra os transtornos causados pelos constantes shows no Allianz, o estudo identifica a estrutura vazada de alumínio que dá forma ao estádio e os vazios nas áreas de entrada e saída como alguns dos principais responsáveis pelo vazamento do som no entorno da arena.

Segundo o gerente técnico do Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações Prediais do IPT, Marcelo de Mello Aquilino, para a redução dos ruídos gerados pelos shows são necessárias intervenções como diminuição do vão-luz dos corredores de entrada e saída, com o devido aumento da altura das paredes internas nessas áreas; fechamento das caixas de escada; e instalação de painéis isolantes acústicos nos portões da arena. Além disso, foram propostos o fechamento das aberturas nas fachadas e o redirecionamento das caixas acústicas de chão e de palco. “As soluções arquitetônicas propostas são eficientes para mitigar os efeitos das ondas sonoras de médias e altas frequências, no entanto, não resolvem o incômodo causado pelas baixas frequências, ou seja, os sons mais graves. Para isso, será necessário redirecionar o sistema de emissão sonora ou limitar sua emissão na fonte”, ressalta ele.

Aquilino explica que algumas das propostas, como o posicionamento das caixas de som sob o palco, já foram observadas em alguns shows. “Mesmo assim, as medições ainda mostraram um aumento de ruído da ordem de 4 db(A) nas residências avaliadas, em comparação com os dias em que não há shows”, afirma. De acordo com o técnico, com a complementação dos fechamentos laterais e o fechamento das caixas de escada haverá a diminuição da emissão sonora radial, do interior da arena para o seu entorno.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA