A Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida, obra social fundada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina, recebeu da Subprefeitura Lapa a permissão para utilizar o Centro de Memória e Convívio da Lapa Cecília Meireles, localizado na Vila Romana, para atividades desenvolvidas com a comunidade da região.
“Para nós, foi uma conquista muito importante. Vamos passar a realizar lá o trabalho que fazemos para inclusão de pessoas com deficiência”, comemora a gerente geral da entidade, Shirlene Queiroz. Ela explica que as atividades desenvolvidas hoje pelo Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência – NAISPD Vida Cidadã, uma das seis unidades mantidas pela casa, estavam sendo realizadas em um espaço alugado. “Agora, com um lugar maior, poderemos ampliar o número de pessoas beneficiadas, sem comprometemos a qualidade da assistência”, diz Shirlene. Atualmente, o NAISPD Vida Cidadã atende 80 pessoas com deficiência, oferecendo um trabalho que envolve atividades físicas, oficinas de artes e música e apoio para inserção no mercado de trabalho. No novo espaço, segundo a gerente geral, a expectativa é de atender até 120 pessoas.
De acordo com a portaria, assinada pelo subprefeito Luiz Carlos Smith Pepe, a Casa do Pequeno Cidadão terá a concessão do Espaço Cecília Meirelles pelo prazo de três anos. As reformas para a adaptação e a manutenção do local, no entanto, ficam por conta da obra social. “Para isso, vamos precisar muito do apoio de todas as pessoas do nosso entorno, já que sobrevivemos única e exclusivamente de doações”, ressalta Shirlene.