Pelezão terá comissão para cuidar de área verde

0
289

Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
Alexandra Swerts (E), Amélia Yano e Thaís Remedi (D) fazem parte da comissão

A área verde do Clube Pelezão receberá, a partir de agora, um cuidado especial. Uma comissão, integrada por membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz (CADES) – Lapa e do próprio clube, está sendo formada para coordenar a gestão dos jardins e das árvores do espaço. “Além de um clube com várias atividades esportivas e de lazer, o Pelezão é uma importante reserva ambiental, que como tal deve ser bem preservada”, lembra a gestora do espaço, Thaís Remedi, que também é conselheira do CADES.

A primeira reunião do grupo aconteceu na quinta-feira, 12, e contou com a presença da proprietária do Buffet Yano, Amélia Yano, que durante muitos anos ajudou a manter a área verde do Pelezão e construiu no local um jardim japonês em homenagem aos imigrantes que, junto com seu pai, vieram do Japão de navio nos anos de 1920. “Com esse clima seco, a atenção com as árvores e os jardins precisam ser redobradas. Não adianta apenas plantar, mas é preciso cuidar da terra e regar a vegetação de forma adequada”, diz ela.

De acordo com a conselheira do CADES Lapa Alexandra Swerts, a primeira etapa do trabalho da comissão será treinar os funcionários do clube responsáveis pela área de jardinagem. “Percebemos que será necessária uma mudança de procedimento no manejo das áreas verdes. O material recolhido, como galhos e folhas, não será mais descartado, mas receberá tratamento para ser usado como adubo no próprio clube”, explica Alexandra.

A comissão também fará um mapeamento do perfil hidráulico do parque, incluindo a localização do encanamento, quantidade de torneiras e percurso da mina d’água que atravessa a área. “Dessa forma, poderemos aproveitar melhor a água da mina e estudar a forma mais eficiente de rega dos jardins”, diz a conselheira. “A ideia, com todo esse movimento, é conseguir incluir o Pelezão na próxima Virada Sustentável, que acontece agora em novembro”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA