Domingo, 27, foi dia de mais uma edição do piquenique do Movimento Boa Praça, na Praça Amadeu Decome, entre as ruas Sepetiba e Cerro Corá. Biblioteca, oficina de pipas, exposição da proposta de revitalização coletiva da area e troca de ideias aconteceram em volta da mesa comunitária. “Há cinco anos, desenvolvemos na vizinhança, um projeto de revitalização desta praça – O Movimento Boa Praça. Com a colaboração de todos, buscamos conviver, experimentar a praça e pensar a cidade. A nossa atuação está em várias frentes, como os já tradicionais piqueniques que acontecem a cada último domingo do mês e que tem como lema deixar a praça sempre melhor do que quando a encontramos, e outras, como refletindo sobre leis, dialogando com políticos, administradores públicos e sociedade, desenvolvendo pesquisas, mapeamentos no entorno ou outras ações concretas de mudanças no local”, explica Cecília.
Este ano o movimento participou da X Bienal de Arquitetura. Segundo Cecília, o objetivo foi buscar subsídios para dar continuidade ao sonho de reconstrução coletiva de uma nova Amadeu Decome. “Convidamos o arquiteto Tomaz Lotufo, meu irmão, para desenvolver o workshop “Design de Interesse Público” com a metodologia do fazer COM e não o fazer PARA – ou seja, a comunidade como centro do projeto”.
No piquenique de domingo, após workshop apresentado por Tomaz, a comunidade presente fez um reconhecimento da area. O subprefeito da Lapa, Ricardo Pradas participou do encontro. “Foi muito bacana, demos uma volta na praça e vimos seu grande potencial. O pessoal ficou animado”. Entre as propostas do arquiteto está a construção de um mirante e também canaletas que serviriam para drenagem de água em dia de chuva e de brinquedo (tobogã) na época da seca.