Expectativas participativas

0
502

Iniciada, finalmente, a grande reforma para a reabertura do Hospital Sorocabana – após anos de luta de todos nós, moradores -, acabamos de acompanhar o longo e conturbado processo de eleição dos membros da sociedade civil para o Conselho Gestor do hospital.

Fundamental neste momento de reconstrução de um equipamento tão importante para a Saúde Pública da região e de toda a cidade, a formação do novo conselho, infelizmente, foi bastante truncada, envolvendo, inclusive, a judicialização do pleito, com a primeira eleição tendo sido anulada pela Secretaria de Saúde por irregularidades comprovadas por parte das duas chapas concorrentes. Realizada uma segunda eleição, na última quinta-feira, 19, apenas uma chapa se apresentou, havendo, portanto, um resultado final sem disputa, o que não é o ideal em um processo democrático, tendo em vista, especialmente, a importância do trabalho que esse grupo deverá desempenhar.

A atribuição dos membros da sociedade civil no Conselho Gestor, durante os três anos em que o Sorocabana estará em obras, será, principalmente, acompanhar o Plano de Trabalho estabelecido para a reforma, avaliando e fiscalizando os serviços. Nesse meio tempo, o conselho poderá, ainda propor e aprovar medidas para aperfeiçoar o planejamento, a organização, a avaliação e o controle das ações e dos serviços prestados pelo hospital. E isso tudo é o que vai garantir que tenhamos, novamente, um hospital de excelência na Lapa, como o Sorocabana foi em seus áureos tempos.

Como lapeanos e potenciais usuários do hospital, cabe a todos nós acompanharmos de perto do trabalho de nossos representantes no Conselho Gestor, contribuindo sempre com o diálogo produtivo e a troca de ideias para tornar essa gestão a melhor possível e cobrando deles que o hospital seja entregue com todos os atributos – equipes capacitadas e equipamentos de alta tecnologia – prometidos pelo prefeito Ricardo Nunes quando anunciou o projeto de reforma.

Junto com a comunidade, o JG continuará fazendo a parte que lhe cabe como imprensa regional, noticiando, com a justa imparcialidade, tudo o que for relativo às obras de reforma do hospital e à conduta do Conselho Gestor.

A nossa expectativa – como a de todos os lapeanos – é que esse novo conselho que agora toma posse possa contribuir, de forma efetiva para o bom andamento das obras de reforma do Sorocabana, deixando como legado os alicerces para que, em sua tão aguardada reabertura, o nosso hospital volte a ser referência no atendimento de Saúde Pública.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA