Artigo
Ubirajara de Oliveira, diretor do Jornal da Gente
Goste-se ou não, fazer política é quase um exercício diário em nossas vidas. Fazemos em casa, no trabalho, com vizinhos e precisamos também praticá-la em comunidade. Quem mora em condomínio sabe disso, já que há até a expressão “política da boa vizinhança”. É o que propomos como pauta desta edição para reflexão de nossos leitores antes de teclar a urna eletrônica no domingo.
Apresentamos uma relação de candidatos com os quais lideranças locais e entidades mantém um canal estreito de relacionamento. E é por meio desses canais que muitas das necessidades locais são conquistadas. Desde as mais simples, como a remoção de uma árvore, até as mais complexas como as obras do PIU Leopoldina.
Todo governo eleito tem suas prioridades, suas preferências e seus “companheiros”. É aí que nós, eleitores, entramos no jogo. Se queremos pedir algo mais à frente, precisamos dar algo em troca, o nosso voto. É lógico que também entra nessa escolha critérios um pouco mais subjetivos, como simpatia pelo candidato, afinidade ideológica e por ai vai…
Mas pense nisso tudo quando escolher o seu vereador. E lembre-se que, se ele fizer parte do grupo do prefeito eleito, é melhor ainda!