“Cartas da Prisão”, no SESC Pompeia, explora jornada psicológica e emocional

0
89

“Cartas da Prisão”, espetáculo que está em cartaz no teatro do SESC Pompeia (Rua Clélia, 93 – Água Branca) durante o mês de novembro, revela histórias profundas, reflexões e sentimentos baseados em 250 cartas encontradas debaixo de um colchão em uma penitenciária de São Paulo.

Baseada nesse conteúdo, o enredo conta a história de Rita, uma atriz-performer que conduz o público por uma jornada psicológica e emocional através de sua pesquisa sobre relacionamentos abusivos. O espetáculo ganha vida quando ela descobre uma série de cartas encontradas dentro do colchão de um presidiário em São Paulo. Essas correspondências, trocadas entre uma mulher intrigante, “M”, e o “maníaco da flor” — um psicopata condenado por assassinar e esquartejar mais de 40 mulheres, tornam-se o fio condutor de sua performance.

Enquanto revela o conturbado romance entre “M” e o maníaco, Rita também desenterra suas próprias cicatrizes, expondo o abusivo relacionamento que sua mãe viveu com seu pai. Em um jogo cruel de espelhos, a relação tóxica que Rita presenciou em sua infância se entrelaça com a sombria correspondência das cartas, levando a protagonista a confrontar seus traumas.

Em cada revelação, Rita desafia o público a questionar: o que há de obscuro nas dinâmicas de poder em nossas relações? E o mais inquietante: que papel todos desempenhamos nesse ciclo de violência?

O solo estreou durante a pandemia, em 2020, numa versão online. Em 2022, teve sua estreia presencial no SESC Santo André. No ano seguinte, realizou o circuito das Fábricas de Cultura, na capital paulistana; participou do evento Março-Mulher em Guaratinguetá (SP), além de realizar apresentações durante a II Semana de Reflexão e Combate à Violência contra a Mulher no Teatro Feluma e na Virada Cultural em Belo Horizonte/MG. Em março de 2024 realizou circulação via ProAC pelas regiões com maior índice de feminicídio do Estado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA