Juntos pelo meio ambiente

0
708

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizará, em janeiro de 2025, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que terá como tema a emergência climática e os desafios da transformação ecológica. O preparo para este importante evento promove um necessário diálogo entre a população e o poder público com o objetivo de identificar soluções para os problemas relacionados à mudança climática. As conferências municipais ou intermunicipais são a primeira etapa do processo que culminará com a realização do evento nacional, agendado para maio de 2025.

Aqui em nossa região, percebemos os moradores cada vez mais engajados e preocupados com a questão da preservação ambiental. Um exemplo recente é a grande mobilização que vem sendo feita para tentar preservar e evitar que a especulação imobiliária acabe com o Bosque dos Salesianos, grande espaço verde no Alto da Lapa que, além de abrigar árvores centenárias, está localizado em área de recarga da bacia hidrográfica do Córrego Fortunato Ferraz.

Estas e outras questões que influenciam diretamente os efeitos climáticos em toda área da Lapa, com consequências nos bairros vizinhos e na cidade como um todo, têm sido acompanhadas de perto pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa. Nossos conselheiros fazem um trabalho sério de fiscalização, estudo e elaboração de propostas para que a nossa região se desenvolva de maneira sustentável e consiga reverter os efeitos destrutivos das mudanças climáticas, como as enchentes que vêm causando transtornos cada vez maiores para a população da Lapa.

Na conferência de janeiro, o CADES Lapa poderá levar duas propostas que tenham relação com os eixos propostos pela organização da conferência. A grande novidade será que nessa etapa municipal ou intermunicipal, além dos pontos levados pelos CADES regionais, a própria população poderá contribuir, organizando conferências livres.

O encontro priorizará propostas e elegerá delegados que representarão o município em março na etapa estadual, quando serão indicadas propostas e delegados para a etapa nacional. As propostas selecionadas ao final das Conferências apoiarão a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Dada a importância do assunto, é crucial que nós, da sociedade civil, em sintonia com as entidades do setor e o poder público, trabalhemos juntos para que essa conferência resulte em propostas concretas que garantam uma vida melhor para nós e a sobrevivência das gerações  futuras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA