Moradores pedem para Prefeitura não autorizar evento de fim de ano no Allianz

0
340

Devido ao histórico de impactos já comprovados dos eventos realizados na Arena Allianz Parque, os moradores do entorno pediram ao CONTRU, órgão de controle de uso de imóveis da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), que não autorize a realização de um grande show no local, com início no dia 31 de dezembro e término previsto para uma da manhã do dia 1º de janeiro. De acordo com documento assinado por moradores e síndicos de diversas ruas da região e por entidades como AMORA Perdizes, Associação Amigos da Pompeia e Água Branca, Associação dos Moradores e Amigos do Sumaré – SOMASU, Associação Viva Pacaembu por São Paulo e Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG Perdizes e Pacaembu, “o evento nesse dia vai prejudicar e até impedir a realização dos encontros familiares de final de ano de quem mora ou precisa circular pela região”. “Gostaríamos de manter esse momento sem que os nossos convidados desistam de vir nos nossos encontros por ser difícil o acesso pelas ruas bloqueadas, por não ter onde estacionar carros, por milhares de pessoas em filas nas calçadas, sem que ruído, trepidação ou música de um evento invadam as nossas casas”, explicam os moradores. Em 2024, dos 78 eventos realizados na Arena Allianz Parque, 49 foram em finais de semana.

O documento alerta, ainda, que no recesso de final do ano, há uma redução das equipes de responsáveis pelos serviços de fiscalização, zeladoria, segurança e ordenamento do espaço público, como a CET, Subprefeitura, GCM e PM, além da necessidade de deslocar efetivos para atender aos eventos públicos do calendário oficial da cidade, como São Silvestre e Avenida Paulista.

A Arena, atualmente, está funcionando com liminar, pois a Prefeitura determinou novo fechamento administrativo após três multas por ruído dos shows acima do permitido pela legislação, autuadas pelo PSIU, órgão fiscalizador da Secretaria Municipal de Subprefeituras. A Justiça concedeu liminar para a realização de shows, desde que autorizados pela Prefeitura, e a Prefeitura apresentou manifestação para a Justiça ratificando as multas e o fechamento administrativo. O documento registra também que o CONTRU fez uma exigência para que o proponente do evento apresentasse a anuência dos moradores para terminar o evento após as 23h30, que foi negada pelos moradores, e destaca que já solicitaram ao CONTRU que os eventos terminassem mais cedo do que 23h30 e a inclusão nos alvarás a exigência de abertura dos portões da Arena Allianz Parque desde cedo, para retirar filas das ruas em eventos que atraem grande público que ficam nas filas o dia todo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA