A força do trabalho em equipe

0
55

O CADES e o CPM devem e vão trabalhar juntos. Este compromisso, explicitado na reunião da última quarta-feira, 15, que reuniu no auditório da Subprefeitura Lapa representantes do Conselho Participativo Municipal recém-eleitos e os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da região, é algo importante e que deve ser comemorado por todos nós, lapeanos. Afinal, os conselhos regionais existentes em várias esferas da Prefeitura são uma conquista fundamental dos paulistanos, tendo como objetivo principal aproximar a população da gestão pública, dando poder aos cidadãos para controlar os gastos das subprefeituras e propor e fiscalizar iniciativas em áreas como meio ambiente, zeladoria, obras e saúde.

A partir do momento em que há uma integração forte entre esses conselhos, as ações públicas para promover o desenvolvimento sustentável das regiões se tornam mais completas e efetivas, contemplando diversos ângulos. Um bom exemplo disso pôde ser comprovado no final do ano passado, quando a última gestão do CPM Lapa, que precisava aprovar com urgência indicação de projeto para receber a verba suplementar orçamentária de R$ 6 milhões destinada pela Prefeitura à Subprefeitura Lapa, consultou membros do CADES para indicar praças na região que precisam ser revitalizadas. A partir daí, com a interferência do subprefeito José Marcelo Costa, rapidamente foram definidos os espaços para os quais seria possível, rapidamente, elaborar e orçar um projeto de revitalização. Dessa forma, quatro praças e uma passagem de nível foram contempladas nesse processo, com as obras tendo início no curto prazo.

A gestão participativa constitui o cerne de uma gestão pública mais democrática. E, nós, cidadãos, não podemos abrir mão desse direito. Além de pensar formas de ampliar, cada vez mais, a influência da população na elaboração de políticas públicas para a cidade, precisamos trabalhar para expandir as áreas de atuação dos conselhos regionais, sempre tendo em vista que estes trabalhem de forma integrada e em sintonia.

Cobrar que esse trabalho conjunto aconteça na prática é função de todos nós, lapeanos. Os conselhos regionais dão força e voz aos moradores. E é assim que a Lapa, como um todo, se tornará um lugar cada vez melhor para se morar!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA