Praças ganham vitalidade com o trabalho dos Comitês

0
51

O ativismo verde da Lapa e região dá sinais de mobilizações organizadas,  com representantes dos Comitês de Usuários de Praça interagindo entre si, numa troca de experiências que têm como ponto de convergência a defesa e os cuidados com esses espaços públicos.

É o que se viu no encontro de usuários de várias praças nos Distritos Lapa, Vila Leopoldina, Perdizes e Barra Funda, realizado esta semana no auditório da Subprefeitura Lapa. Cada Comitê se posicionou apontando potencialidades e problemas, em relatos que foram ouvidos pelo coordenador de governo local da Subprefeitura Lapa, Luciano Oliveira. “Vamos entregar ao Luciano uma síntese das demandas e propostas deste nosso encontro, de modo que ele possa encaminhá-las às áreas responsáveis”, afirma Jupira Cauhy, dos Comitês das Parças Francisco Matarazzo e Washington de Barros Monteiro.

Em cada apresentação, o que chamou a atenção foi a apropriação desses locais por grupos que, voluntariamente, lutam pela fruição e preservação dos espaços verdes existentes nos 40,1 Km² da Subprefeitura Lapa. “Em 2012, a Prefeitura queria construir um Ecoponto na Praça Nova Lapa (na região do Cemitério), que era um terreno ocupado e abandonado”, conta Alexandra Swerts. “Ainda existiam os Comitês de Praças, mas a sociedade civil estava organizada e conseguiu barrar o projeto de Ecoponto. Hoje temos uma praça viva e vibrante, que é palco, inclusive, de atividades de cuidados com a saúde e meio ambiente organizadas pela UBS Parque da Lapa”, acrescenta Alexandra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA