Marco Aurélio Marques Ribeiro, líder comunitário
Como um dos bairros mais antigos de São Paulo, com 435 anos de história, a Lapa merece um olhar mais cuidadoso para os seus marcos históricose para as suas muitas praças, que garantem aos lapeanos uma boa qualidade de vida. Por isso, precisamos que o poder público e a comunidade unam esforços e trabalhem para garantir que esse importante patrimônio não se perca.
O Marco da Lapa, por exemplo, conquistado graças ao esforço de um ilustre lapeano, o Dr. Hotelo Telles, delegado que muito lutou pela nossa região, é apenas um desses monumentos que precisam ser reformados, para recuperar o mesmo brilho e significado que teve em sua inauguração, em 2013. Após sofrer vandalismos e até roubo de peças, o nosso Marco está em processo de tombamento, mas ainda necessita de pintura e da recuperação da roda e da treliça que fazem parte da escultura. É algo aparentemente simples, mas que demanda recursos financeiros….
Já o tombamento de algumas de nossas praças é importante para barrar a construção desenfreada de prédios, que tornará nosso bairro inabitável. Com a ajuda de todos, teremos uma Lapa com história para contar aos nossos filhos e netos!