Robson Alexandre de Moraes, Pedagogo, especializado em Gestão Escolar e Diretor Presidente do 241º Grupo Escoteiro Quarupe
Em 1º de agosto, o Escotismo comemora 118 anos de existência.
Atividades ao ar livre, vida em equipes, respeito à natureza e compromisso com a construção de um mundo melhor. Estas são algumas das características do que é considerado o maior movimento de jovens do mundo.
Criado em 1907 pelo inglês Robert Baden-Powell, o movimento escoteiro está presente em quase todo o mundo. No Brasil, somam-se mais de 94 mil associados, oferecendo atividades para crianças, adolescentes e jovens, dos 5 aos 22 anos de idade.
O Escotismo revela-se uma opção sadia pois, além de contar com um programa educativo altamente relevante e atualizado, propicia socialização, senso de pertencimento e o desenvolvimento de potencialidades físicas, afetivas, espirituais, intelectuais, sociais e do caráter, num processo de educação para a vida.
Para os jovens, é um grande jogo, já que as atividades ocorrem por meio de jogos, brincadeiras, desafios e competições, com base em um código ético, contidos na Lei e na Promessa Escoteira, com suporte de adultos voluntários, devidamente capacitados pelos Escoteiros do Brasil.