Levantamento da AMORA Perdizes detecta mais de 500 árvores com problemas

0
44

Com o objetivo de contribuir para o Cadastro de Arborização Participativa, criado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), a AMORA, associação de moradores da região de Perdizes, realizou um mapeamento das árvores da região. O resultado preocupou a coordenadora de Meio Ambiente da entidade e membro do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa, Néle Azevedo. “Das 784 árvores mapeadas, diagnosticamos problemas em 541”, diz.

De acordo com o mapeamento, do total de árvores não saudáveis, 274 estão “estranguladas” devido ao excesso de cimento ou acúmulo de lixo em volta. “Isso é extremamente prejudicial às árvores, impedindo seu desenvolvimento ou mesmo matando-as”, afirma Néle.

Além disso, o grupo responsável pelo levantamento encontrou 64 árvores com aspecto doente ou, até, provavelmente mortas, 47 emaranhadas em fios de alta tensão e 16 com risco de queda, além de 48 “berços” (buracos onde existiam outra árvore) vazios e 64 onde há apenas o toco, que precisa ser retirado para que outra árvore seja plantada no local.

Para a coordenadora, fica clara a falta de cuidado do poder público com o verde da região. “Em um momento de mudança climática, é preciso ter uma mudança de olhar sobre a vegetação, prestando maior atenção à saúde das árvores e cuidando melhor delas”, destaca Néle.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA