Duas semanas após a forte tempestade que caiu na região, a Subprefeitura Lapa contabiliza mais de 100 árvores e grandes galhos caídos, o que, segundo o supervisor de Limpeza Urbana, Reny Silva, mobilizou as seis equipes de zeladoria verde da subprefeitura e um forte esquema de parceria com a Enel.
Em reunião com os conselheiros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa, Silva explicou que a maior dificuldade foi fazer a chamada destoca dos troncos das árvores removidas. “Em muitos casos, os troncos são muito grossos e não conseguimos retirar a totalidade da madeira com o equipamento que temos. Quando isso acontece, não é possível plantar outra árvore no mesmo local, sendo necessário escolher um ponto próximo para o plantio”, explicou ele. “A subprefeitura terá que investir em novas ferramentas para conseguir realizar o serviço de destoca de forma eficiente”.
Para fazer um trabalho preventivo, o supervisor disse que será necessário aprimorar o tipo de poda realizada. Além disso, a subprefeitura está investindo em um tomógrafo para conseguir realizar um levantamento mais preciso da saúde das árvores. “A Lapa, principalmente na região da City, tem árvores muito grandes e centenárias, que foram plantadas nos anos de 1920. Conforme elas morrem, estamos repondo com árvores de menor porte, que atingem no máximo três metros de altura, para não interferir na rede elétrica”, explicou Silva.
Já a conselheira Alexandra Swerts destacou que o CADES pode atuar com mais força na conscientização da população sobre o cuidado com as ávores, auxiliando, assim, no trabalho preventivo. “Acho que a gente tem dialogado pouco com a população e precisamos agir mais nesse sentido, para fazer a ponte com o poder público”, ressalta ela.