Secretário do Verde assina termo de compromisso ambiental e autoriza manejo das árvores

0
55

O secretário do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ashiuchi, assinou o Termo de Compromisso Ambiental e autorizou a incorporadora Tegra a realizar o manejo arbóreo na área do Bosque dos Salesianos, onde será construído um empreendimento residencial.

De acordo com o despacho, com o manejo serão cortadas sete árvores invasoras, 66 espécies exóticas e 26 árvores nativas, além da remoção de 19 exemplares. Do total, 62 árvores serão preservadas. No terreno do empreendimento, serão plantadas 120 mudas de espécies nativas e quatro mudas nas calçadas. Como compensação, 1.679 mudas de espécies nativas do Estado de São Paulo serão plantadas em área da Subprefeitura Lapa, ainda a ser definida.

Em recente encontro com o secretário, representantes da Associação Viva Leopoldina (AVL) e da Amocity – dos moradores do Alto da Lapa -, foi sugerido a Ashiuchi que a compensação ambiental acontecesse em terreno na Avenida Imperatriz Leopoldina de propriedade da COHAB, onde há um projeto de Parceria Público Privada para construção de habitações de interesse social.

Os moradores ligados ao Movimento Salve o Bosque reagiram contra a decisão do secretário. “O Bosque dos Salesianos é uma das poucas ilhas verdes da cidade de São Paulo. A área, protegida por decreto estadual como “área de proteção ambiental”, conta com mais de 7.000m2 com árvores centenárias que correm o risco de desaparecer para dar lugar a duas torres de prédios.

Existe já um processo pela preservação do bosque no Ministério Público que, neste momento, fez uma apelação em segunda instância para que todas as atividades no bosque sejam suspensas até que haja o julgamento definitivo da causa. O secretário, no entanto, deliberou sobre o manejo antes do fim do processo”, diz nota que circula nas redes sociais.

No domingo, 26, às 11 horas, os moradores realizam um protesto emergencial para chamar a atenção sobre a importância de preservar a área.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA