USP e Prefeitura realizam oficina na Lapa para fomentar planos de bairro

0
36

Com a participação expressiva de moradores e de pessoas que trabalham na região, a Escola Politécnica da USP e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMUL) realizaram, na quinta-feira, 6, no auditório da Subprefeitura Lapa, uma oficina que para colher informações e impressões da população sobre o bairro.

A oficina é parte de um projeto de pesquisa, desenvolvido pela Poli/USP, que tem como objetivo elaborar um instrumento para apoio e fomento ao desenvolvimento de planos de bairro da cidade.

Segundo a pesquisadora responsável, Karin Regina de Castro Marins, a Lapa, na Zona Oeste, e a Brasilândia, na Zona Norte, foram as regiões escolhidas para servir de referência na elaboração dos planos de bairro.

“Nesta dinâmica, procuramos compreender as percepções da população local sobre o planejamento urbano e as necessidades específicas dos territórios selecionados”, explica ela. Para tanto, os participantes da oficina foram divididos em grupos e, debruçados sobre o mapa da região, deram sua visão sobre a abrangência e delimitações das áreas que compõem o território da Lapa, e, em seguida, descreveram os principais problemas que a região enfrenta, definindo-os de acordo com a prioridade de solução. Os moradores também discutiram formas de solucionar as questões apontadas pelo grupo.

A partir das oficinas, os pesquisadores vão elaborar uma cartilha que orientará tanto a Prefeitura quanto a população a elaborar os planos de bairro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA