Após uma década fechado para reforma, o Orquidário Ruth Cardoso, uma das principais atrações do Parque Villa-Lobos, está de portas abertas novamente.
O espaço, com design único inspirado em ocas e paredes esféricas transparentes que se integram à paisagem e são ideais para o cultivo de orquídeas, pois permitem ventilação e iluminação naturais, foi projetado pelo arquiteto Décio Tozzi, que também idealizou todo o parque. Com o passar dos anos, essa estrutura ficou deteriorada, necessitando de uma restauração completa que custou cerca de R$ 2 milhões.
O orquidário reúne aproximadamente 27 variedades de orquídeas, entre exóticas e brasileiras. Além disso, o espaço abriga mais de 50 espécies de plantas nativas, como samambaias, bromélias-imperiais e o famoso pau-brasil. A água também exerce um papel importante nesse ecossistema. O ambiente possui dois espelhos d’água que controlam a umidade de forma orgânica e mantêm o clima ameno, tanto para as plantas quanto para os visitantes. Embora necessários para a sobrevivência das orquídeas, os espelhos também cumprem uma função ornamental. Afinal, a água produz belos reflexos na cúpula
O espaço está funcionando diariamente das 9h às 17h e tem entrada gratuita. Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros.































