Estudar vale a pena

0
929

Foto:

O estudante Jefferson Fiel de Araújo

O aluno Jefferson Fiel de Araújo, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Anhangüera, acaba de ganhar um microcomputador. O estudante de 17 anos venceu as cinco etapas do programa “Quarta Viva”, da TV Canção Nova (Canal TVA 16; UHF 59), apresentado por Gabriel Chalita todas as quartas-feiras às 22h30. Disputando com alunos de cada escola da Diretoria de Ensino Centro-Oeste e das cidades do ABC, Jefferson respondeu questões sobre a história de cinco santos.
No programa de estréia, que foi ao ar no dia 21 de maio, o aluno que sempre estudou na Anhangüera, contou a biografia e o contexto histórico da época de São Francisco de Assis. Ele teve de estudar uma apostila de 32 páginas sobre o santo em poucos dias. “Recebi o material na sexta, para acertar as perguntas no programa que foi exibido ao vivo na quarta-feira. A maior dificuldade foi conter o nervosismo”, conta Jefferson, que passou para a próxima etapa por ter somado mais pontos que seus dois adversários. Cada acerto valia um ponto. Se errasse, perderia um ponto.
Santa Clara foi a segunda santa a ser tema do gameshow. O adolescente conseguiu superar as dificuldades e vencer novamente outros dois oponentes, depois de estudar 15 páginas sobre a hagiografia (história de santos) e detalhes da época da santa. No dia 4 de junho, Santo Antônio foi o escolhido para ser respondido pelos alunos. Jefferson mais uma vez obteve êxito porque soube contextualizar historicamente a época.
No quarto programa, exibido em 11 de junho, três estudantes tiveram de esclarecer ao público a vida e obra de São João Batista. Jefferson novamente ganhou por ter mais acertado que errado. No último “Quarta Viva” – apresentado no dia 18 de junho e com a presença da torcida formada por 10 alunos, além de professores, coordenadores e diretores da Anhangüera -, Jefferson conquistou o público e o prêmio, doado pela unidade de Ribeirão Preto do Sistema COC de Ensino. “Achei que o primeiro programa foi mais difícil porque tive de estudar sozinho. Nos outros desafios, tive a ajuda da coordenadora Tereza Cristina Fleury Camargo”, disse o vencedor do computador Pentium 4, com 40 gigabytes de memória de HD e 130 de memória RAM, além de um monitor 17 polegadas.
Jefferson, que trabalha como auxiliar de escritório na Biblioteca Municipal de Osasco, afirmou pretender digitar trabalhos de escola, vender serviços, como curriculum vitae. O esforçado estudante terminou o curso de Inglês, pago por ele mesmo. Agora seu objetivo é cursar Faculdade de Jornalismo.
Quem quiser conhecer Jefferson Fiel Araújo, basta comparecer, a partir das 11h deste sábado, ao churrasco em sua homenagem, que acontece na Escola Estadual Anhangüera, localizada na Rua Antônio Raposo, 87.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA