Exposição resgata laços familiares da Vila Romana

0
1960

Foto:

Artistas Rodrigo Bueno e Janice De Piero, que estão à frente da exposição

Inaugura no próximo sábado, 30, das 11h às 19h, a exposição “De casa a caso”, da artista plástica Janice De Piero, moradora da Vila Romana. A mostra não poderia acontecer em um espaço mais adequado: na casa amarela, localizada na esquina das ruas Camilo (955) e Sepetiba. “Esta casa, de 1921, é muito importante não apenas para minha família como também para a comunidade, pois esta casa recebeu provisoriamente muitas famílias que vinham da Itália e depois buscavam uma casa na região”, explica Janice, cuja família veio para a Vila Romana no do século XIX. A exposição ficará aberta para visitação às segundas, quintas-feiras e sábados, das 14h às 18h, até agosto.

Com a articulação do artista Rodrigo Bueno, também da Vila Romana, as obras da instalação foram criadas a partir de objetos antigos, documentos e fotos pertencentes à família, vizinhos e amigos da Vila Romana. “Acredito que é importante reverter a situação de fragmentação da memória afetiva das famílias e assim fortalecer os laços familiares, prejudicados com a verticalização do bairro”, afirma Bueno sobre a instalação que conjuga história e questionamentos sobre a especulação imobiliária.

A mostra ocupará a sala, quarto e cozinha da casa. Na sala haverá parte de uma caçamba (cuja outra parte estará fora), que acolherá parte do passado, e pretende refletir sobre o descarte de memórias do passado. “A casa começa a tecer uma trama de associações e em meio a bordados e fotos, objetos e curiosidades, surgem ambientes de reflexão sobre o momento presente”, afirma o artista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA