Primeiro imóvel da Vila Romana faz exposição com objetos de época

0
2642

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
A Casa Amarela, construída em 1921, é o primeiro imóvel da Vila Romana.

A Casa Amarela, localizada na Rua Camilo, 955, foi construída em 1921 pelo italiano Ângelo de Bortoli e é a casa mais antiga da Vila Romana. Atualmente o imóvel está sob curadoria de Janice de Piero, bisneta de Ângelo.

Por seu valor histórico, a Casa Amarela participou da Jornada do Patrimônio e recebeu 50 visitantes para a prévia da mostra “Interiores Afetivos”, uma parceria entre Janice e o artista e arquiteto Sérgio Régis Martins. A exposição, inaugurada oficialmente no dia 10 de setembro, traz objetos que remontam aos dias em que a casa foi construída, assim como outros que passaram a fazer parte do cotidiano das famílias com o tempo. Esses itens são expostos em contraste com novas tecnologias, como painéis de LED. Janice, que participou das duas jornadas, ressaltou a importância do dia: “Resgata algo perdido no bairro. Com a especulação muitas coisas assim ficam esquecidas”.

Bárbara Dantine
Os expositores Sérgio Régis Martins e Janice de Piero.

Em tempos de mídias sociais e uma linguagem cada vez mais concisa, os visitantes podem interagir com uma máquina de escrever da época, instalada onde originalmente foi a cozinha do imóvel. Na parte de trás, onde está o banheiro, o ambiente ganha uma atmosfera especial com luzes rotatórias que preenchem o cômodo, cenário que poderá ser mais bem aproveitado pelos visitantes que forem à exposição no final da tarde ou noite.

Bárbara Dantine
Público pode interagir com objetos da exposição.

Os expositores optaram por explorar o potencial poético dos objetos cotidianos e caseiros a partir de um diálogo transtemporal entre eles. O trabalho sugere novas relações de convivência entre as pessoas por meio de equipamentos considerados obsoletos como o projetor de slides, o retroprojetor, telefones de discar e máquinas de escrever.

O horário de visitação será nas quartas e sábados, das 16h às 20h, ou por agendamento através do e-mail sergioregis.martins@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA