Últimas semanas da exposição 100 Ulysses Guimarães

0
2737

Foto: Divulgação

Divulgação
Caricatura feita pela artista Mônica Fuchshuber

Nesta quinta-feira (6) Ulysses Guimarães completaria 100 anos. Para homenagear o centenário do “Senhor Constituinte”, o Memorial da América Latina recebe a exposição 100 Ulysses Guimarães. A mostra é gratuita e ficará em cartaz até o dia 16 de outubro na Biblioteca Latino-Americana, com visitações de terça a domingo, das 9h às 18h.

Cerca de 70 trabalhos de caricaturas e charges prestigiam o político que foi um dos pilares da transição do regime militar para a democracia no Brasil e dirigiu a Assembleia Constituinte de 1988, ao lado de Franco Montoro e Tancredo Neves. Ulysses Guimarães também foi um dos expoentes do movimento das Diretas Já.

Nascido em Rio Claro, interior de São Paulo, Ulysses Guimarães foi autor de várias obras literárias sobre a cena política brasileira, entre as quais se destaca o histórico discurso “Navegar é preciso, viver não é preciso”, proferido em 22 de setembro de 1973, na convenção do MDB, em Brasília, quando se lançou como “anticandidato” à presidência da República, em um movimento de abertura do caminho para a redemocratização do Brasil.

Ulysses Guimarães morreu em 12 de outubro de 1992, em um acidente aéreo, quando o helicóptero em que viajava caiu no mar de Angra dos Reis no Rio de Janeiro.

O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA