Texto inédito de Plínio Marcos no Teatro Garagem

0
3093

Foto: Divulgação / Gal Oppido

Divulgação / Gal Oppido
O Bote da Loba foi escrito dois anos antes da morte do autor

Para marcar a celebração de 12 anos do Teatro Garagem, foi realizada a montagem de um texto inédito de Plínio Marcos, considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros. “O Bote da Loba” foi escrito em 1997, dois anos antes da morte do autor, e aborda o universo feminino sob a ótica de duas mulheres que se encontram para uma sessão de tarô. Veriska (Anette Naiman) é uma maga vidente que através dos seus poderes tentará ajudar a cliente Laura (Luciana Caruso), uma mulher casada e reprimida, a libertar-se de suas angústias e de seu sofrimento.

O texto que nunca foi montado no teatro traz à tona temas atuais, passando pela questão do prazer feminino, proibido historicamente com a perpetuação de uma cultura misógina, machista e patriarcal, e o conhecimento do corpo feminino. Plínio Marcos passou a se interessar por leituras esotéricas e de tarô e incursionou na sua dramaturgia uma vertente mística, de cunho idealista, filosófico e de autoconhecimento do ser humano.

A atriz Anette Naiman que mergulhou na obra do autor relata a percepção que Plínio Marcos tinha da sociedade. “Plínio foi um homem de seu tempo, retratou aquilo que vivenciava cotidianamente, observando e registrando a visão da sociedade de sua época. Seus textos tornaram-se clássicos da dramaturgia brasileira, são documentos históricos, pois retratam valores, costumes e pensamentos de uma sociedade em uma determinada época. Neles, podemos ver o que realmente progrediu e caminhou no sentido da modernização de um pensamento social”, diz.

O espetáculo é dirigido por Marcos Loureiro e retoma a sala intimista inaugural do teatro localizado na Vila Romana, chamada “Caixa Preta”, com capacidade para 30 pessoas. Atualmente o espaço foi ampliado com a aquisição da casa vizinha e se transformou em um Instituto Cultural que conta com oito espaços que podem receber peças teatrais, projetos de dança, música, cinema, artes plásticas, fotografia e as mais diversas performances artísticas. “O Bote da Loba” fica em cartaz de 18 de novembro a 17 de dezembro, com apresentações nas sextas-feiras e sábados, às 21h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). O espetáculo é recomendável para maiores de 16 anos. O Teatro Garagem está localizado na Rua Silveira Rodrigues, 331a. Informações pelo telefone (11) 99122-8696.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA