União Fraterna recebe segunda edição do Militaria Fest Brasil

0
1571

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Primeira edição do festival em maio

Neste final de semana (dias 9 e 10) acontece o 2º Militaria Fest Brasil, no salão da União Fraterna. O evento que reúne artigos para fãs da história militar e cultura vintage foi idealizado pelo publicitário Ricardo Della Rosa e pelo historiador Cesar Campiani.

O Museu de Polícia Militar apoia a realização do encontro e vai expor parte do seu acervo, junto com objetos de colecionadores particulares. A ambientação do salão será de época, com viaturas e carros antigos em frente ao União Fraterna. Cerca de 30 expositores participam do evento com antiguidades militares, objetos colecionáveis, moda vintage, plastimodelismo, decoração, literatura, discos, raia de airsoft para quem quiser treinar a pontaria, entre outros. O público também contará com uma apresentação com reencenadores caracterizados, modelos pin-ups, barbearia dos anos 40, flash tattoo e um espaço de alimentação.

Campiani acredita que a cultura militar ainda é incipiente no Brasil. “Objetos militares são itens comuns em nossa cultura material, já que não é difícil encontrar algum familiar que tenha participado de algum conflito e, ao voltar para casa, tenha trazido algum objeto que usou ou que capturou como troféu de guerra. Mas, infelizmente, os museus com temática militar são negligenciados no Brasil e as raridades se mantém com colecionadores privados. Muitos, inclusive, ajudam a manter a história viva em exposições e eventos”, diz.

Os organizadores se inspiraram em eventos realizados fora do Brasil e escolheram a União Fraterna por ser um salão histórico. No sábado, o festival acontece das 11h às 19h, e no domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 15. A Sociedade Beneficente União Fraterna fica na Rua Guaicurus, 27.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA