Prefeitura Regional inicia combate à erva-de-passarinho

0
1971

Foto: Divulgação

Divulgação
Poda rigorosa realizada na Rua Capital Federal para retirar parasita

Em dezembro de 2017, a Prefeitura Regional da Lapa iniciou as ações de combate à praga conhecida como erva-de-passarinho nos bairros do Sumaré e Vila Pompeia. A espécie é um hemiparasita que se instala e se enraíza nas árvores, para absorver os nutrientes da seiva, o que aos poucos leva os exemplares à morte. Como o próprio nome diz, a erva é levada por passarinhos e, para evitar a perda das árvores, é necessário retirar o vegetal parasita.

O trabalho foi iniciado a partir de um mapeamento das árvores infectadas, que foi desenvolvido pelos estagiários e engenheiros agrônomos da Unidade de Áreas Verdes da regional. Em casos mais graves é preciso realizar uma poda rigorosa, com a retirada de praticamente todos os galhos e ramos afetados pela erva-de-passarinho.

A presidente da Associação Amigos da Vila Pompeia, Maria Antonietta de Lima e Silva, lembra que a demanda por uma ação é antiga na região. “Há dez anos eu cobro isso, já fizemos vários levantamentos e nada era feito. Depois que o Carlos (Fernandes, prefeito regional da Lapa) entrou eu pedi, mas não tinha verba. Que bom que agora começaram e vamos ver se terminam. Muitas árvores já morreram durante esse tempo todo que não foi cuidado”, declara. Antonietta cita as ruas Caraíbas, Padre Chico, Diana, Tucuna, Cayowaá e Ministro Ferreira Alves, entre as vias que contêm exemplares acometidos pela erva-de-passarinho.

Segundo a regional, o objetivo da ação é recuperar os exemplares infectados e preservar as árvores sadias, e os trabalhos continuarão pelo mês de janeiro em Perdizes e região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA