Eleição do Cades tem 1800 votos

0
1828

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Fila para votação que aconteceu na Praça de Atendimento da Subprefeitura Lapa

A eleição para o Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Subprefeitura Lapa aconteceu na quarta-feira (13). Foram computados 1800 votos, sendo 1650 votos nominais, 2 brancos e 148 nulos, com participação de 450 eleitores. As eleições de 2016 contaram com 326 votos e em 2014 foram 210 votos.

Foram eleitos os candidatos Alice Wey (181 votos), Lara Freitas (152 votos), Leandro Gomes (135 votos), Solange Viana (129 votos), Helena Magozo (106 votos), Paulo Maluf (95 votos), Umberto Sarti (87 votos) e Eduardo Mello (77 votos). Ficaram como suplentes Caritas Basso (76 votos), Suzete Masys (70 votos), Vera Enderle (70 votos), Angela Massela (55 votos), Flávia Maia (54 votos), Dirce Curi (47 votos), Carlos Alexandre de Oliveira (47 votos) e Angela Saragiotto (42 votos).

Para Alice Wey, candidata mais votada desta eleição, o Cades pode aproximar a comunidade do poder público para a resolução de problemas. “Acho legal fazer com que o Cades não seja só para reclamação de poda de árvore, que é sim um grande problema. As pessoas cobram bastante, mas a ideia é fazer com que elas vejam os dois lados, não um contra o outro, população contra poder público. Pude acompanhar as reuniões do ano passado e tiveram diversas apresentações. A prefeitura tem estrutura e precisamos ver o que falta para cobrar. Nosso papel é educativo e temos que focar na Agenda 2030 da ONU, que engloba cultura de paz, cidadania, meio ambiente e qualidade de vida”, diz.

Ela também defende a utilização do Cades como espaço de debate e ação. “As pessoas têm que se apropriar desse espaço de discussão para poder questionar, pensar em soluções em conjunto. Espero que as pessoas que foram na eleição continuem participando”, afirma.
Como moradora da região e mãe, ela quer propor a formação de um grupo de trabalho focado nas crianças e na educação ambiental, citando como exemplo a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, indicada ao Nobel da Paz pelo seu trabalho de luta por ações contra as mudanças climáticas. A indicação da jovem ocorreu no mesmo dia em que aconteceu a eleição do Cades Lapa.

Com a eleição, o subprefeito Leo Santos terá 30 dias para empossar os candidatos eleitos. As reuniões do conselho são mensais, realizadas na própria Subprefeitura da Lapa (Rua Guaicurus, 1000), e são abertas à participação de qualquer cidadão. O mandato dos conselheiros do Cades é de dois anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA