Campos Salles discute questão dos refugiados em evento

0
5037

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Alunos participam de Semana Acadêmica nas Faculdades Integradas Campos Salles

As Faculdades Integradas Campos Salles realizaram a Semana Acadêmica com o tema “Revolução 4.0”. Na segunda-feira (16) estudantes lotaram o auditório do campus que fica na Avenida Nossa Senhora da Lapa para a palestra “A questão da migração internacional, a participação do Exército Brasileiro na Operação Acolhida e a colaboração da ONU”.

O debate começou com a Professora Doutora Irineia Maria Senise que explicou o panorama dos refugiados pelo mundo desde a Segunda Guerra Mundial. “A questão dos refugiados é jurídica. Não se trata de um país ajudar ou ser a favor de seus vizinhos, mas sim o exercício do direito internacional, de natureza humanitária. Refugiados, apátridas e quem pede asilo político são casos diferentes”, explicou.

Em seguida, o Coronel Aristóteles Martins Rocha realizou a apresentação completa da atuação do Exército na Operação Acolhida, uma força-tarefa humanitária realizada em Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, iniciada em março de 2018 para atender o grande fluxo migratório de venezuelanos que vieram ao Brasil. “ Cerca de 250 venezuelanos pedem todos os dias refúgio ou residência temporária no Brasil”, afirmou o Coronel.

O Professor Doutor William Torres Laureano da Rosa encerrou os debates com uma palestra sobre o deslocamento forçado de pessoas no Brasil e no mundo. A Semana Acadêmica das Faculdades Integradas Campos Salles contou com diversas palestras e atividades até sábado (21), com arrecadação de alimentos não perecíveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA